sistema de saúde em portugal

O sistema de saúde em Portugal: Como funciona?

SEGURANÇA, SAÚDE E TRANSPORTE

Se você está pensando em viajar para Portugal, seja para morar, turistar ou trabalhar, mas não conhece o sistema de saúde em Portugal, o Vem Portugal vai te explicar como funciona.

Vamos falar aqui de sistema público de saúde em Portugal, mas também é possível você adquirir um seguro saúde, que é como se chama o plano de saúde aqui. Vale lembrar que os brasileiros têm direito a usufruir da saúde pública em Portugal, pois existe um acordo entre as nações, o PB4, mas é preciso requere-lo, ainda no Brasil.

Importante já ressaltar que, como qualquer país de primeiro mundo que se preze, Portugal tem um sistema de saúde digitalizado e integrado online em todo o país. Sua “ficha”, como é conhecido o histórico do paciente no Brasil, está sempre disponível em qualquer hospital, bem como todos os seus exames já realizados.

O sistema de saúde em Portugal é, simplesmente, excepcional. Ele é dividido em dois tipos de atendimento. Um médico de família, clínico geral, cuida das pessoas de uma região de forma preventiva e, em caso de necessidade de um atendimento por especialista, o clínico dá o encaminhamento, bem como para eventuais exames e outros procedimentos.

Mas ele não é totalmente gratuito para todos. Na maioria dos casos é cobrada uma taxa moderadora, que pode variar por volta de 5 Euros a 10 Euros, em casos de raios-x, consultas de rotina e exames laboratoriais. Em casos mais graves como cirurgias, não se paga nada. Mas, se você puder comprovar que não tem como pagar as taxas moderadoras, consegue a isenção com facilidade. Aqui não existe a burocracia que estamos acostumados no Brasil, em geral, as coisas são mais rápidas e fáceis.

A isenção das taxas moderadoras é automática também para pessoas com doenças graves e gestantes.

Os medicamentos, quando prescritos pelo médico, têm descontos muito bons, muitas vezes saindo quase de graça.

 

Se você está pensando em mudar de vida e tem Portugal como seu novo destino, junte-se a centenas de pessoas que já estão trilhando este caminho com a ajuda de nosso guia passo-a-passo detalhado.

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!!!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.